Com tecnologia do Blogger.

Licença de Maternidade

Se há coisa que eu ainda não consegui compreender foi a licença de maternidade!!

Deveria ser um direito - indiscutível - a Mãe ficar com os seus bebés durante pelo menos 6 meses seguidos de forma completamente "gratuita". Mas, em Portugal, o estado só apoiai até aos 4 meses, deixando a mãe decidir aumentar ou não a sua licença sendo penalizada com 20% a 23%. 

Parece que é considerado um luxo a mãe ficar em casa 6 meses, mesmo quando a Organização Mundial de Saúde diz que é essencial o bebé ser amamentado até aos 6 meses de vida, sendo que o ideial seria até aos 2 anos de idade.

Compreende-se que até aos seis meses de idade a alimentação base de um bebé é leite.

Para quem decide amamentar ficar 6 meses em casa é o tempo mínimo que uma mãe pode esperar, porém iremos ter sempre a penalização de 20% a 23% sobre aquilo que é o nosso ordenado base, sendo que para as mulheres que recebem o ordenado mínimo, devem calcular que a penalização é bastante significativa. O que faz com que as mulheres pré-mamãs decidam ir trabalhar mais cedo e optar por deixar os seus filhos em instituições com apenas 4 meses.

Malta! Pensem, com 4 meses o bebé ainda devia de estar na asa da mãe.

Para todos aqueles que pensam que a Licença de Maternidade são férias de luxo desenganem-se! Imaginem uma mudança de 380º na vossa vida, que agora têm um ser dependente de vocês e que toda a vossa logistica irá mudar a partir do momento em que o bebé nasce. Tem que haver um tempo de adaptação para sermos mães e um tempo de adaptação para sermos nós mesmas e conseguirmos voltar a conciliar tudo aquilo que tínhamos antes mas agora com um novo membro na família que precisa de imensa dedicação. 

Deveria ser considerado todos os factores, roubar este tempo à mãe e ao bebé veria ser posto em causa, estão a tirar o porto seguro ao bebé fazendo com que o trabalho e o dinheiro valha mais do que a proteção e a educação de uma criança. 

Falo disto, porque me dói, porque acho injusto. Fui trabalhar e a minha filha nem 5 meses tinha. Hoje ela está num berçário. Está bem, está feliz, sei que ela está acompanhada com as melhores pessoas, a fazer amigos. Mas mesmo assim dói. Dói saber que ela é muito pequenina e que ainda precisava muito da mãe. 

Qual é a vossa opinião?

2 comentários

  1. Uma coisa era prolongar a licença porque há um certo receio de separação. Outra completamente diferente é prolongá-la para prestar um cuidado que é imprescindível à criança. Também não acho que faça sentido serem penalizadas

    ResponderEliminar
  2. Não faz sentido nenhum para mim também

    ResponderEliminar