Com tecnologia do Blogger.

Engravidei cedo de mais?


Trago um tema que por si só deixa algumas dúvidas e inseguranças, no que toca a Qual a melhor altura para ter um bebé. Será que está na atura certa? Qual será a melhor idade? Será que já vivi a minha fase de pré-adulta toda? Enfim acho que todas nós nos questionamos em relação a esta nova fase.


Vou falar por mim (pois é só por mim que posso falar e da minha experiência) mas gostava de exprimir alguns sentimentos e pensamentos em relação a este tópico.

A verdade  é que, existem "dois tipos" de gravidez - a planeada e a não planeada - e estes dois tem pesos completamente diferentes. 

Uma gravidez em que não se está à espera, compreendo que seja um processo muito mais complicado de aceitar e de processar, no entanto hoje em dia existem centenas de informações que nos fazem ficar informadas de tudo aquilo que nos rodeia. Nós, mulheres temos imensas opções assim como os homens, não há grandes motivos para coisas indesejada ou não planeadas acontecerem. Apesar de que, é um facto - pode acontecer. E é OK. não há julgamentos para isso.

Mas falando um pouco sobre a minha experiência, de uma gravidez planeada, existem ainda assim imensas coisas que eu ponderei e pensei muito - em conjunto - para tomar esta decisão. 

No fundo existem imensas perguntas, das quais  80% não temos resposta e não temos como controlar:
- A questão do trabalho (?)
- A questão financeira no futuro (?)
- Serei nova de mais (?)
- Estamos os dois em sintonia para esta fase (?)
- O que vão os meus pais pensarem (?)
- Estarei preparada (?)
etc etc

Enfim, muitas questões, e depois temos os  20% das questões que efetivamente me fizerem chegar à conclusão que seria agora a minha vez.
- Estabilidade no trabalho;
- Casa própria;
- Não há dívidas / não há créditos;
- As contas estão controladas;
- Conseguimos fazer um banco de dinheiro;
- Estamos os dois em sintonia;

Estes foram os meus pensamentos durante toda a fase de perceber se esta seria a melhor altura para engravidar. De facto vou vos já informar que - NÃO HÁ MELHOR ALTURA PARA NADA - é algo que não é objetivo, não existem boas nem más alturas para tomarmos decisões das quais sentimos ser reais no momento. Há que ter apenas consciência e total responsabilidade.

Com isto quero dizer que, é fundamental falarem com o vosso companheiro e tentarem perceber quais os vossos objetivos a curto e longo prazo, e tentar perceber se esta nova fase faz sentido no momento para os dois. 

Se vão estar preocupadas com tudo aquilo que vos rodeia não vão conseguir tomar decisões. A verdade é que sim, NÃO conseguimos controlar tudo, mas a outra verdade é que TUDO se RESOLVE, tudo se conquista tudo se cria. O mais importante, e é a minha opinião é:

- Perceber em que fase de relação estão;
- Se estão os dois de acordo;
- Se sentem felizes;
- Terem uma casa, um lugar seguro e acolhedor;
- Terem objetivos em comum;
- Terem algum dinheiro de parte;
- E acima de tudo serem responsáveis dos seus atos.

Para não estar a ser muito maçadora com o texto, se tiver alguma dúvida, deixem um comentário ou podem enviar mensagem privada pelas redes sociais a partilha é sempre um bom paço de partida! :)

10 comentários

  1. Embora seja importante ponderar alguns aspetos, como tão bem referiste, também acredito que a questão da altura certa é muito ambígua. Porque, se estivermos sempre a adiar para chegar a essa fase, corremos o risco de perder oportunidades. E o mesmo acontece com a gravidez. Desde que o casal esteja ciente - dentro do possível - do que o espera e seja uma vontade partilhada, acho que não há uma altura certa

    ResponderEliminar
  2. O meu noivo e eu, no que toca a ter filhos, ainda estamos um pouco distantes. Eu quero muito ter filhos, e ele não quer. Mas aos poucos e poucos ele já vai começando a mudar de ideias. NEste momento, penso muito em adoptar.
    Um beijinho grande*
    Dr. Valentina, Veterinária

    ResponderEliminar
  3. O que importa é que quando acontece, que sejamos felizes.

    P.S : Também já te acompanho no teu cantinho.

    ResponderEliminar
  4. Para mim, não existe "o momento certo".
    A minha experiência foi: "quando tiver de ser será. Não vamos pensar muito nisso." E com a cabeça longe de pensamentos, engravidei no mês seguinte. Foi o melhor de dois mundos!
    Que esse bebé venha cheio de saúde e amor +.+

    Segui *

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de ler esta tua reflexão e, apesar de ter chegado ao teu espacinho só agora, parece-me que essa gravidez foi muito bem ponderada e planeada. Espero que corra tudo bem! 😊

    ResponderEliminar
  6. Volta e meia elas estão em desconto na Notino. É uma questão de estares atenta :D

    O importante é vir cheio de saúde :D

    NEW WISHLIST POST | CAME THE TIME OF "I DON'T NEED ANYTHING, BUT ...
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. O importante é que a criança venha com saúde e vocês sejam felizes!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderEliminar
  8. Por aqui foi planeada e não planeada ahah sabíamos que estava na altura, tentámos e acabou por acontecer mais rápido do que estávamos à espera :p

    P.s Vou seguir-te ihih

    ResponderEliminar
  9. Como diz aqui uma seguidora no comentário, para mim também não há o momento certo. Em tempos pensava muito nisso e na verdade não deixei de pensar porque é o meu sonho mas não posso estar a viver em função de pensamentos, entendes? Se estiver destinado há de acontecer. Assim é o que penso :)

    Obrigada pelo carinho no meu blog! Já estou a seguir de volta também! Adorei o teu blog, de verdade! <3

    ResponderEliminar
  10. Outra coisa que esqueci de dizer foi, toda a felicidade do mundo, mamã <3

    ResponderEliminar